A cultura inovadora é formada a partir dos exemplos do guardião da cultura da empresa: o presidente. A rádio peão pode dar indícios do nível de cultura na sua empresa.
Transcrição do Vídeo
Seja bem-vindo! Aqui é Valdinei Santana. Eu sou consultor, mentor e conselheiro em novos modelos de negócio. A transcrição abaixo contém correções, melhorias, incrementos e ajustes no conteúdo original do vídeo para tornar a linguagem menos informal e o texto mais coerente com o eBook.
Cultura Inovadora
As empresas em transformação precisam fazer várias mudanças. Uma das mais difíceis é transformar a cultura organizacional. Como criar uma cultura inovadora? Esse foi o tema de um dos vários cursos que Valdinei Santana e outros consultores da Comunidade de Inovadores Inquietos (https://inovadoresinquietos.com.br/) realizaram para treinar mais de 400 empreendedores em turmas organizadas pelo SEBRAE Paraná. Um dos temas foi a cultura inovadora.
Diferentes Níveis de Cultura Inovadora
Dentro desse módulo de cultura inovadora, um dos temas foi essa escada com 5 níveis de cultura inovadora indo da mais fraca para a mais forte.
Empresas de diferentes países tendem a ter diferentes culturas. Empresas com uma cultura japonesa, onde as pessoas falam mais devagar, com mais tranquilidade e com muito respeito. Empresas com cultura portuguesa com comunicação mais expansiva, incluindo bater na mesa e aumentar o tom de voz para enfatizar um argumento com muita franqueza. Empresas alemãs com ênfase em aspectos metodológicos, pensamento racional e argumentação lógica.
O que é certo, o que é errado? Quais são os valores e as crenças? O que é certo, mas sem precisa falar? O que que é tolerado dentro das organizações? Todas as respostas a essas questões definem a cultura organizacional. Principalmente crenças e valores manifestadas nos dos comportamentos da alta liderança. Em especial, do presidente.
5 níveis de cultura inovadora
Cinco níveis da Cultura Inovadora e radio peão:
- Tóxica
“Se você não aguenta, saia.”
- Deficiente
“Já somos bons no que fazemos! Pode ficar como está.”
- Normal
“Temos pessoas que se destacam aqui.”
- Avançada
“Nós vamos transformar o mundo.”
- Elite
“Temos times de alto desempenho.”
Cultura Inovadora e Rádio Peão
A primeira é a mais fraca de todas. É chamada de cultura tóxica. O que você ouve nos corredores de uma empresa com cultura tóxica: “Se você não aguenta, saia…”. Esse é o tipo de empresa que poucas pessoas querem trabalhar. Encontra-se muita fofoca, muitas decisões subjetivas, pessoas que são prediletos, os queridinhos(as) do chefe. É um ambiente bastante difícil de se trabalhar.
No nível 2, já é um nível melhor para se trabalhar. É chamada de cultura deficiente. É melhor do que o nível 1. Você vai ouvir nos corredores desse tipo de empresa: “Já somos bons no que fazemos! Pode ficar como está.” A liderança já assumiu algumas posições chaves. Já estão acomodados em cargos. Alguns diretores tem sua vaga privativa. Vagas melhores que de outros níveis. E alguns, até tem a chave do “banheiro da diretoria”. As áreas são muito bem delimitadas e as responsabilidades de cada time também. Muito difícil executar trabalho de equipe multidisciplinar quando a empresa que está no nível 2.
O nível 3 é chamado de cultura comum. O que você vai ouvir nos corredores: “Temos pessoas que se destacam aqui.”. Na verdade, aqueles que se destacam são os heróis. É a cultura do herói! Nesse nível, poucas pessoas executam o trabalho muitas outras. Não é um trabalho de equipe em que as pessoas se ajudam. Algumas pessoas se destacam e acabam sendo sobrecarregadas. Nesse nível existe a divisão entre os colaboradores, que realmente realizam as tarefas que agregam valor, e os funcionários normais que batem o ponto às 8h, às 12h e de tarde. O trabalho de um grupo é bater cartão, fazer o que tem que ser feito e ir embora.
O nível 4 é chamado de cultura avançada. O que você vai ouvir nos corredores: “Nós vamos transformar o mundo.”. Nessa cultura existe um senso de propósito. Se alguém vê que existe algo errado, ninguém precisa pedir para corrigir. A pessoa vai lá e faz. Existe um propósito maior por trás do trabalho. As pessoas sentem que precisam fazer aquele trabalho. Além desse senso de pertencimento, a liderança dá o exemplo. Exemplos de comportamentos adequados para aquele propósito gerando entusiasmo no time.
O nível 5 é o mais alto de cultura inovadora. É chamado de Elite. O que se ouve nos corredores? “Temos times de alto desempenho.”. O que são os times de alto desempenho? Normalmente times multidisciplinares, não só de uma área, mas com várias pessoas com habilidades complementares que se juntam em trabalhos de força-tarefa para resolver um problema. Algumas vezes esses times são formadas por pessoas de dentro e de fora da organização. Juntos trabalham para resolver problemas: co-criando, co-inovando, juntos…
Como faz para mudar de nível?
O primeiro ponto é a questão do propósito. O propósito mobiliza as pessoas e cria um senso de pertencimento para mobilizar as pessoas. Isso melhora a satisfação e a experiências dos colaboradores.
Muito cuidado com as movimentações de pessoas. Em uma empresa pequena, se o presidente não contratar ou participar das entrevistas, ele está delegando o poder de escolha dos valores que formarão a empresa de amanhã. Quem é promovido? Que comportamentos as pessoas que são promovidas têm? Quem é demitido…
Esses momentos de contratação, de promoção e de demissão juntamente com o alinhamento da política de recompensa fazem muita diferença em premiar e incentivar comportamentos desejados para criar times de alto desempenho.
O presidente é o guardião da cultura da organização. É ele(a) que precisa dar os principais exemplos. As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e demitidas por questões comportamentais. Em organizações com governança mais forte, o conselho pode destituir o presidente. E contratar outro para liderar uma nova cultura.
Não se iluda que a cultura não pode ser mudada. É mais difícil mudar a cultura, mas não é impossível.
Se você não hackear o seu próprio negócio, vai surgir um concorrente digital e conquistar o seu cliente.
Para saber mais
Research on Hundreds of Companies
Adicionar comentários