Quais podem ser os níveis de liderança consciente?

Liderança Consciente

5 níveis de consciência: 1) instrumentos de gestão e liderança; 2) cultura; 3) verdade; 4) conexão existencial; 5) impermanência transcendental.

Transcrição do Vídeo

Seja bem-vindo! Aqui é Valdinei Santana. Eu sou consultor, mentor e conselheiro em novos modelos de negócio. A transcrição abaixo contém correções, melhorias, incrementos e ajustes no conteúdo original do vídeo para tornar a linguagem menos informal e o texto mais coerente com o eBook.

Dilema da Transformação dos Negócios

Muitos acreditam existir um dilema sobre se a transformação da quarta revolução industrial que estamos passando é uma transformação de negócios ou transformação digital.

A transformação é de negócios e é digital. Esse não é o dilema correto para exercitarmos nosso pensamento crítico. O dilema correto é:

Continuaremos com negócios insustentáveis? Ou podemos aproveitar o momento para elevar o nível de consciência da liderança? Ou seja:

  • Uma transformação digital dos negócios apenas ou;
  • Uma transformação de nível de consciência das lideranças dos negócios?

Esse tipo de mudança é menos questionado, mas não é menos importante. Neste artigo são explorados 5 níveis possíveis de consciência da liderança.

Nível 1 – Liderança & Instrumentos de Gestão

O nível 1, que é aquele que a jornada é para dominar os instrumentos de gestão e liderança. O objetivo é transformar organizações pautadas pelo lucro apenas em organizações com propósito.

Os 3Ps da sustentabilidade pode ser utilizado como inspiração para despertar a consciência: People (pessoas), Profit (lucro) e Planet (planeta/ecologia). Os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU também ajudam a questionar e refletir sobre o status quo.

Descobrir a vocação não é algo fácil. Quanto maior o autoconhecimento das pessoas, maior o nível de consciência.

Dominar os instrumentos de gestão e liderança são práticas do nível básica de consciência. Difícil é usar o despertar da consciência para ajudar a desenvolver organizações com propósito transformador.

Para desempenhar um comportamento exemplar de liderança não basta fazer desdobramento de indicadores de desempenho e alinhar o orçamento para priorizar os esforços de forma adequada. Para dar o exemplo é necessário coerência entre pensamento, sentimento, comunicação, ação e comportamento. Daí a necessidade do autoconhecimento e autodesenvolvimento junto com o domínio das técnicas de gestão e liderança.

Nível 2 – Liderança & Cultura Organizacional

No nível 2 aparecem questões mais complexas. A origem etimológica da palavra complexa vem de plexo significa TECIDO. Complexo SIGNIFICA “tecido junto”. Ou seja: um emaranhado. A cultura é uma questão bastante complexa.

Existe uma analogia de cultura descrita por Edgar Schein que exemplifica de forma simples o que é necessário fazer para entender a cultura de uma empresa.

Trata-se da analogia com o lago cheio de peixes. Imagine que você é uma pessoa o que você quer entender a cultura de uma empresa e que a empresa é um lago. Você chega na frente do lago e começa a olhar o lago. Você quer entender a cultura do lago e começa observando como os peixinho nadam. Vem outro bichinho na direção do cardume e você analisa como os peixes reagem.

Você está tentando entender a cultura do lago estando do lado de fora do lago. Mas, para Edgar Shein, isso não é suficiente. Para você entender a cultura de uma empresa, ou seja a cultura do lago, você deveria estar dentro do lago. E o ponto essencial…. “entender a vida no lago na perspectiva do peixe”. Ou seja: é muito complexo!

O nível 2 envolve comunicação e linguagem. A complexidade aumenta quando na mesma organização temos idiomas diferentes.

No vídeo, explico sobre uma dificuldade que passei quando fiz alguns cursos de Boston, no MIT, entre os anos de 2010 e 2013. Durante 4 anos fiz viagens curtas para melhorar meu nível de inglês fazendo cursos no MIT ao mesmo tempo em que estudava sobre práticas de estratégia e inovação. Um dos professores contava piadas que todos riam e eu não entendi as histórias. Somente depois da aula descobri que o professor era texano e eu nunca tinha ouvido o sotaque texano na minha vida.

A linguagem é um grande limitador de comunicação. Empresas com múltiplos países, culturas e linguagens trazem uma complexidade enorme para desenvolver a liderança consciente.

Nível 3 – Liderança e Constructos da Realidade

No nível 3 de 3 consciência, o líder já começa a entender que a realidade que vivemos é questionável. Esse é o nível “Matrix”. Como você questiona a realidade que está vivendo dentro da organização?

Quais são os constructos, ou os modelos mentais que temos. Esses constructos foram formados ao longo da história. O que acha que é, nem sempre é. A verdade é uma questão complexa.

Imagine que a verdade é uma circunferência perfeita, quase inatingível para nossa condição humana. A equipe e as pessoas pensam que sabem a verdade, mas no fundo o que têm são opiniões formadas pelo histórico.

Por exemplo: eu tenho a opinião de que são 5 níveis de consciência. Talvez você tenha uma opinião diferente. Fora da matemática, da física e de algumas ciências exatas a verdade em muitos casos é similar a “um acordo entre amigos”. Muitas vezes é manipulada com atuações teatrais e propaganda na forma de conteúdo.

Quanto maior o número de lados do polígono, mais próximo da verdade representada pela circunferência. Mas, com nossas limitações humanas, dificilmente chegaremos na verdade absoluta.

Quando o líder consegue chegar a esse nível de percepção, assume uma posição de grande humildade. Mas, muitas vezes não dominamos nem mesmo o nível 1 e 2.

Nível 4 – Liderança & Conexões Existenciais

Para compreender o Nível 4, imagine um colar de pérolas. Cada um de nós é uma pérola. O problema é quando a pérola começa a pensar. Penso, logo existo!

O que acontece com uma pérola reflexiva? Quando a pérola começa a olhar para dentro dela mesma? A pérola buscando seu “eu interior” descobre que existe um vazio dentro dela. Um vazio existencial.

Será que a pérola tem consciência que dentro dela passa esse cordão? Então esse é um nível de consciência mais alto. Já um nível de consciência N4.

Nível 5 – Liderança & Impermanência transcendental

No N5, a frase inspiradora é do filósofo Heráclito: “Nada é permanente, exceto a mudança”.

Muitos afirmam que a maior parte da filosofia ocidental poderia ser colocada como notas de rodapé na filosofia de Platão. Considero um exagero! Mas, meu filósofo predileto para metafísica é um filósofo muito pouco conhecido. Chama-se Plotino e é autor das enéadas, hoje facilmente encontrado na internet.

Mas vamos explorar do ponto de vista do Heráclito, pela simplicidade e força dessa frase. Heráclito traz a questão da impermanência das coisas. No nível 5 temos questões mais filosóficas. O que é o tempo? Qual a diferença entre perenidade e eternidade? Qual o limite e o impacto da espiritualidade nas nossas vidas? Como transcender a realidade aparente?

Questões para reflexão

1) Quantos lados têm a sua opinião sobre o que é uma liderança consciente? Ou seja: o que é liderança consciente para você?

2) Qual o significado, para você, do cordão que conecta o vazio existencial de cada pérola no colar?

3) Você tem agido como guardião da cultura da sua empresa? Como tem feito? Fica de pé na frente do lago ou nada junto com os peixes como um deles?

4) Esses níveis fazem sentido? Poderiam ser mais fragmentos? Talvez 8 ou 10? Em que nível você acredita que está?

Para saber mais

Organizational Culture and Leadership – Edgar Shein

Wikipedia – Plotino

Business Hacking

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar

Valdinei.Santana

Destaca-se como pesquisador, consultor de negócios, palestrante, conselheiro, mentor e facilitador em NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO.

Já prestou consultoria para melhorar a gestão em empresas como BOTICÁRIO, FORD, MARCOPOLO, RANDON, RENAULT, TIGRE, VIVO, VOLVO entre outras. Foi reconhecido pela SAP, empresa líder mundial em aplicativos para gestão, como Visionary Member.

Nos últimos anos Valdinei Santana tem atuado como ponte entre startups e empresas em transformação.

É mentor em várias startups que desejam ser scale-ups aumentando a tração de vendas e o nível de governança de gestão. Também é consultor em empresas em transformação na criação e teste de novos modelos de negócios digitais.

Atua em parceria com empresas de consultoria, gestão, design, inovação e empreendedorismo como: Distrito, Haze, SEBRAE, HiMarket, Evolve MVP, Founder Institute, entre outras...

#BusinessHacking #BMI #NovosModelosDeNegocio